sábado, 17 de abril de 2010

Estava eu lendo meu jornalzinho de sexta e como de hábito olhei a seção "Opinião" - sempre leio o Nelson Motta, o Ulbaldo, o Veríssimo, o Da Matta - e me deparei com um texto assinado por Hillary Rodham (!) Clinton e Steve Chu - aquela dispensa apresentações e este é secretário de Energia dos EUA.

A primeira coisa que veio na minha cabeça foi: o que será que ela quer escrevendo aqui?

Bem, vamos à coluna. Nela, Hillary fala de um evento patrocinado pelos EUA onde os países americanos se reuniram para trocar boas experiências sobre energia limpa e redução da taxa de carbono no mundo. O envento ocorreu esta semana em Washington e foi batizado de "Parceria sobre Energia e Clima das Américas" (ECPA em inglês).

O artigo cita uma série de bons exemplos desenvolvidos pelos países latinos americanos como Brasil - líder mundial em tecnologia de biocombustível - México, Peru, Chile, Costa Rica, Colômbia e Panamá. E não faz referência nenhuma aos EUA, somente destaca a "boa" intenção do presidente Obama em fazer uma melhor articulação entre os países americanos.

Já vimos essa história e ela não deu muito certo.

Ora, Kopenhagem foi um fracasso por conta da irredutível postura dos EUA e da China, que parecem estar disputando entre si e não aceitaram reduzir seus índices de poluição. Não seria nesta conferência o melhor lugar para discutir e assumir uma melhoria da qualidade de uso do nosso planeta?? Porquê ali, os EUA foram tão intransigentes???

Ao que me parece, os EUA mais uma vez querem se apropriar e conduzir politicamente o lado americano do planeta.

Adoro o Obama, e o que ele representa como possibilidade de igualdade entre os seres humanos, mas ele é americano porra, e tem como secretária de Estado a HILLARY CLINTON.

Não dá para ver isto com bons olhos.

Espero eu estar errada!