terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Quando se foge do foco do problema!

Nos últimos dias tenho ficado indignada com a maneira pela qual algumas noticias tem sido veinculadas pelas mídias impresas e televisivas.

A primeira delas, a mais chocante para mim,  refere-se a morte do artista chileno Jorge Selarón. Desde a descoberta do corpo, o Globo vem informando que o artista provavelmente comentou suicídio.  A polícia reitera esta hipotese. Mas não é preciso investigar muito para chegar a conclusão que Selarón foi  morto pelo tráfico de drogas que assola aquela região. Tenho amigos que possuem estúdios no local, o frequento regularmente e era público e notório que Selarón discutia com os bandidos que faziam da rua Joaquim Silva uma feira de drogas a serem consumidadas nas ruas da Lapa. A morte de Selarón é uma questão de segurança pública, e digo mais é uma questão de estado de direito, pois o artista apenas reinvidicava seu direito de não ter que conviver com esta bandidagem nojenta e ao enfrentá-los foi morto friamente. Espero que sua vida nao tenha sido levada em vão e que se repense efetivamente a ocupacao daquele espaço tão bonito e genuinamente carioca.

A segunda noticia que gostaria de comentar é a campanha que tem sido feita para fazer do médico que faltou o plantão um bandido. Ele não estava correto, em especial no que tange a sua folha de ponto. Se estava fraudando o documento deve sim responder por falsidade ideológica, incluído o amigo que o substituía e o chefe do hospital que era conivente. Mas dizer que o médico fora responsável pela morte da pobre menina é um pouco além. Responsáveis sao os bandidos que atiram e a péssima politica de saúde que nos temos no Rio de Janeiro.

E para finalizar, a outro notícia que tem me incomodado muito é a maneira pela qual tem-se discutido e até mesmo defendido a permanência do antigo Museu do Índio no entorno do Maracanã. O pobre prédio sofre com o abandono há mais de quarenta anos e hoje não é mais o que fora. Há anos a politica de preservacao do nosso patrinomio é fraca, limitada e colocada sempre em segundo plano. Inúmeros prédios históricos sao abandonados para depois serem demolidos, coincidentemente, para virarem estacionamento. E agora precisamos defender um prédio abondonado e que frente a opinião pública perdeu o seu valor.  Temos é que brigar por uma politica de preservação decente e que puna proprietários que abandonam prédios tombados, como manda a lei.

Mas parece que os pontos discutidos aqui são omitidos por conveniência e por uma politica podre. A sociedade precisa se mobilizar e reinvindicar uma melhor atuação da administração pública!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Feliz 2013!




Ano novo vida nova!! Esta realmente é a frase desse período do ano.

Mas para mim tem um significado maior.

O ano de 2012 foi um ano de grandes mudanças profissionais e que, claro, refletiram em minha vida como um todo! Sai de uma empresa de nível internacional, mega estruturada e optei por voltar para sala de aula e para a área de pesquisa como freelancer.

Claro que financeiramente não foi nada vantajoso, afinal, nunca profissionais da educação serão mais valorizados do que aqueles que trabalham em uma empresa de exploração de petróleo, mesmo que muitos expressem que deveria ser diferente.

Quando tomei a decisão de mudar sabia muito bem o que estava fazendo. Afinal, já fiz isso há uns quinze anos atrás e não me arrependi nem um pouco. Resolvi dar um passo para trás e, mais segura e dona do meu destino, daqui há uns anos estar em uma posição melhor.

Talvez não dê certo, corro esse risco, eu sei. Mas o que é a vida senão uma eterna provação e sem riscos, não chegaremos a lugar algum.

Espero que este ano eu tenha mais tempo para passar por aqui, estudar, trabalhar, acompanhar o crescimento do meu filho mais de perto, dar suporte emocional ao meu marido, estar mais perto deles, da família e dos amigos!!

Um grande viva para 2013! E que ele nos traga grandes novidades!